sábado, 10 de abril de 2010

Bramasole


"Brama", de Bramare (arcaico) significa "anseio", "desejo"... e "Sole" significa "sol"... "Anseio de sol"... "Desejo de sol".

No filme "Sob o sol da Toscana", essa definição me fez pensar o quanto eu realmente preciso de um pouco de luz. Após assistir por infinitas vezes, esse filme me trouxe cada vez mais reflexões a respeito de nossas necessidades e verdadeiros anseios. Eu, a cada dia, sinto que o "sol" precisa de meu mais profundo entusiasmo para brilhar... e aí, eu percebo que, como no filme, eu tenho uma Bramasole por dia para reformar, para organizar, limpar, arrumar. Venho lutando, desse jeito, no meio de reformas, já há alguns anos... seis anos, para ser mais precisa. Nesse tempo todo, eu enfrentei algumas pedras gigantes (como as que os Etruscos deixaram para Frances Mayes remover durante a reforma de sua casa na Toscana) e, sinceramente, acho que venho me saindo muito bem. Não havia ainda tocado nesse assunto tão íntimo aqui no meu blog, mas acho que vale expor certos transtornos (principalmente os resolvidos) para, quem sabe, ajudar nas reformas e restaurações onde meus amigos e amigas blogueiras possam estar precisando. É claro que a vida é doce, mas, às vezes, passamos por momentos difíceis, nebulosos... Para me curar de um câncer de mama, removi baldes e baldes de entulho, tentando fazer meu Bramasole ficar em pé, sem tremer nas estruturas, despencar morro abaixo... Depois, em seguida, vi meu amor sumir na poeira, abalado pelas instabilidades do tempo, da doença, da traição... Mas, Bramasole significa mesmo esse anseio de luz, e por isso, tratei de reconstruir cada parede, cada janela que havia sido travada e fechada, abrindo portas, cortinas e arando a terra. Hoje, após tanto barulho, sou uma pessoa melhor, curada (Graças a Deus!), mais forte, que sonha e realiza. Estive na Toscana em 2009, e vivi os dias mais lindos que eu podia esperar depois de tanta escuridão. Me apaixonei pelos girassóis e pelos campos dourados de feno. Reergui cada tijolo, cada cômodo abandonado. Portanto, Bramasole, para minha vida, significa recomeço. E por tantos anseios vividos, e por todo esse sonho significativo que vivi na Toscana, espero que meus amigos blogueiros nunca tenham medo do recomeço e da reforma interna. É isso. Baci per tutti!

5 comentários:

  1. Me sinto honrada de ter vivido aqueles momentos na Toscana com vc, justamente por saber o significado daquilo td. Só vivendo prá saber... baci!

    ResponderExcluir
  2. Interessante como cada livro, cada filme ou cada obra de arte conta apenas uma parte da história. A outra parte cabe a nós, expectadores, leitores. A primeira vez que assisti "Sob o sol da Toscana" morri de rir em como o diretor captou corretamente como os estrangeiros são tratados na Itália, além de mostrar como os americanos enxergam o país da pizza, com a velha louca que vende a casa, a falsa diva, o garanhão italiano que no final escolhe uma italiana e a protagonista que acaba encontrando o amor em um outro americano. Sim, o filme conta outras histórias e é muito bonito, mas não pude deixar de raparar o pano de fundo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !!!É o meu sonho conhece os lugares aonde foi filmado o filme sob. Sol da Toscana...

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu depoimento, obrigada por divide conosco tão profunda experiência.😘 Que aprendamos a recomeçar sempre ...Há ! E o filme é incrível

    ResponderExcluir